O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.
Cabo de par entrançado Blindado:
É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem possui um custo mais elevado. Caso o ambiente possua humidade, grande interferência eletromagnética, distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.
Cabo Par Trançado sem Blindagem:
É o mais usado actualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e; é o mais barato para distâncias de até 100 metros;
Cabos Ópticos:
Os cabos ópticos Prysmian são constituídos por fibras monomodo ou multimodo, revestidas em acrilato e posicionadas no interior de uma estrutura do núcleo do cabo óptico. Existem dois tipos básicos de estrutura de núcleos ópticos.
Vantagens e desvantagens das fibras
Vantagens:
Banda passante teoricamente enorme;
Atenuação muito baixa;
Imunidade a interferências eletromagnéticas e ruídos;
Isolamento eléctrico;
Segurança;
Baixo custo potencial;
Desvantagens:
Fragilidade das fibras ópticas ainda não encapsuladas;
Dificuldade para conexão;
Dificuldade para ramificações;
Impossibilidade de alimentação remota;
fraestrutura
Sem comentários:
Enviar um comentário